segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

SOFTWARE LIVRE X SOFTWARE PROPRIETÁRIO

Existem muitos sistemas Operacionais, os quais têm a função de gerenciar o computador, como o Windows Vista, Windows XP, Unix e Linux Educacional entre outros. O que os diferencia de Software Livre para Software de Proprietário.

É preciso estar atento aos programas de computadores hoje disponíveis no mercado, em razão de sua legalidade e licença para uso. É necessário comprar os Softwares de Proprietário para ter licença de uso, a fim de não ser prática ilegal e sujeito a danos.

Os Softwares de Proprietário possuem o seu código-fonte fechado, o que impossibilita ao usuário o conhecimento do conteúdo, bem como sua modificação. Centralizando-se na venda de programas para obtenção de lucros, sem preocupar-se com as necessidades do usuário.

Os Softwares Livres caracterizam-se pela liberdade aos usuários, para não somente utilizar, mas também conhecer sua estrutura e modificar, tem acesso irrestrito ao seu código-fonte, possibilitando a reutilização desse código para uso de terceiros e uso livre.

A adoção pelo modelo livre está cada dia crescendo mais em razão de algumas vantagens que se destacam:
· Os custos de mudança são minimizados graças ao baixo custo do Software Livre, bem como as diversas formas de economia que ele proporciona, dos requisitos de Hardware à manutenção.
· Diminui requisitos de Hardware, ao aproveitar ao máximo os recursos computacionais dos computadores.
· O Software Livre oferece maior segurança, pois permite que problemas sejam encontrados e resolvidos, ao invés de permanecerem ocultos durante anos.
· Possibilita a inovação e a diferenciação, o que é dificultado pelo Modelo Proprietário, segundo o qual o conhecimento permanece restrito.

O Sistema Operacional Linux Educacional versão 2.0 que vem sendo utilizado na nossa escola, oferece os recursos semelhantes ao Microsoft Windows. O Usuário do Windows em questão de poucos dias estará se habituando ao novo sistema. E que não deixa nada a desejar em relação aos programas proprietários.

Nenhum comentário: